- Início
- Viver
- Ação Social
- Igualdade de Género e Cidadania
Igualdade de Género e Cidadania
A cidadania, a igualdade de género e a não discrminação, nas suas dimensões sociais, económicas, políticas, civis e culturais, constituem príncipio de justiça social e de um alicerce da defesa dos direitos humanos. Assim, torna-se necessário, a nível municipal, implementar ações concretas que promovam a cidadania e a igualdade de género, mobilizando toda a comunidade.
Com o objetivo de ser o agente promotor da igualdade e da não discriminação, o Município de Macedo de Cavaleiros enquanto organização impulsionadora do desenvolvimento local, teve necessidade de definir e implementar uma estratégia integrada, com o desenvolvimento de diversas ações.
Foi celebrado um Protocolo com a CIG em janeiro de 2019 e recentemente foi celebrado um novo Protocolo com a CIG em março de 2022.
A criação da Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL), nomeada pelo Presidente da Câmara Municipal, tem como finalidade, promover a igualdade a nível local e assegurar a implementação do Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação.
Mecanismo de Informação
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, integrada na Presidência do Conselho de Ministros e atualmente sob a tutela da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, é um dos mecanismos governamentais para a Igualdade de Género.
A CIG, criada pelo Decreto-Lei nº 164/2007, de 3 de Maio, sucede nas atribuições da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres (CIDM) e da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica e integra as atribuições relativas à promoção da igualdade da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego.
A CIG tem a missão de garantir a execução das políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género.
Linguagem Inclusiva
A desigualdade de género tem sido um problema persistente em muitas sociedades. Cabe a cada um de nós combater esse problema e encontrar no nosso dia-a-dia formas de o mitigar.
O uso de linguagem inclusiva não é a solução, mas é um caminho para chegarmos a uma sociedade mais equitativa e igualitária.
Todos temos de nos adaptar e adaptar a nossa postura para não ferir aqueles que nos rodeiam. Como tal, consulte o documento "Linguagem Inclusiva", presente nesta página, alusivo ao uso da linguagem inclusiva.
Fica o desafio para ajudar a construir uma sociedade mais justa e saudável.
Documentos:
Diagnóstico Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação
Plano Municipal para a Igualdade
V Plano Nacional para a Igualdade de Género, Cidadania e não discriminação 2014-2017
Estratégia Nacional para a Igualdade e Não Discriminação 2018-2030
Relatório de Avaliação Global do PMIND de Macedo de Cavaleiros 2022-2025