Parque da Cidade
O parque verde da cidade de Macedo de Cavaleiros - greeN hEARt - NEAR
O Parque verde da Cidade de Macedo é uma peça fundamental no puzzle do planeamento e gestão da cidade, onde desempenha uma série de funções. O Município de Macedo de Cavaleiros pretende conciliar as funções dos ecossistemas e dos sistemas construídos através da construção de um parque verde no coração da cidade que pretende ser o ponto de encontro entre a natureza e os cidadãos. Este foi planeado a pensar nas pessoas numa perspetiva integrada considerando a sua multifuncionalidade. Na sua construção aplicaram-se princípios ecológicos, com recurso a técnicas inovadoras baseadas em I&D, onde a vegetação desempenha um papel agregador. Na sua envolvente encontramos o hospital, zonas residenciais e as principais zonas comerciais e de serviços da cidade. É um local onde todos os cidadãos podem chegar em poucos minutos. De fácil acesso convida à prática de exercício físico, a relaxar e a socializar.
Coesão Social
O parque verde da cidade oferece estratégias inovadoras que visam a melhoria da qualidade de vida dos macedenses, o aumento da resiliência local e a promoção de estilos de vida sustentáveis, fomentando tanto a saúde como o bem-estar. O parque infantil, a vegetação autóctone, a linha de água e as demais infraestruturas existentes constituem-se como um componente principal destas estratégias, que podem ajudar a garantir que os residentes urbanos têm oportunidades adequadas de contacto com a natureza em diferentes dimensões. Desenhado com foco na proximidade e na multifuncionalidade, este é um espaço verde de proximidade, contribuindo ativamente para a promoção da qualidade da vida urbana.
A biodiversidade
Este parque é um corredor ecológico fundamental para o fornecimento dos serviços de ecossistemas no perímetro urbano, foi projetado respeitando os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
As espécies vegetais foram escolhidas pela sua adequabilidade a este espaço, na conjuntura atual das alterações climáticas, atendendo às suas exigências hídricas e ao uso otimizado deste recurso. A presença destas comunidades vegetais promove e contribui ativamente para o sequestro de C, a regularização e amenização da temperatura e auxilia à proteção da biodiversidade, bem como a circulação de fauna e a dispersão de flora. É uma área de enorme importância para as comunidades de polinizadores pela diversidade florística presente.
Atravessado por uma linha de água afirma-se como um refúgio aquícola, típico de águas doces interiores proporcionando experiências sensoriais únicas na sua envolvência. Como benefícios agregados podemos elencar a redução da radiação ultravioleta, a a redução do ruído do tráfego rodoviário e da maquinaria, sendo um verdadeiro oásis para espécies vegetais e animais. redução do ruído do tráfego rodoviário e da maquinaria, sendo um verdadeiro oásis para espécies vegetais e animais.
Desenvolvimento económico
A existência deste parque verde no coração da cidade constitui um ativo natural estratégico que ajuda a promover o reconhecimento pela sociedade do valor patrimonial, intergeracional, económico e social da biodiversidade. Esta área é um importante espaço na promoção e realização de atividades de diversas naturezas, desde logo atividade lúdicas que podem propiciar a atividade económica. O bem-estar da população e a permanência nestes espaços tornam possível a apropriação deste património como um fator de desenvolvimento económico, funcionando como uma área de transição entre os diferentes setores de atividade que se desenvolvem nas imediações. Toda a área envolvente, pela permeabilidade territorial que este espaço oferece torna-se mais atrativa à constituição e estabelecimento de modelos de negócio inovadores.
Clima
Este espaço verde urbano contribui ativamente para reduzir os riscos para a saúde ambiental associados à vivência urbana, através da melhoria da qualidade do ar e da água, amenização e mitigação dos impactos decorrentes de eventos climáticos extremos.
Esta área natural funciona como uma ilha que ajuda ao equilíbrio climático da cidade, permitindo que a temperatura seja amenizada. A quantidade de raios ultra-violeta que atingem o solo é menor, e a humidade relativa do ar atinge valores mais elevados pelo contributo dos fenómenos fisiológicos das comunidades vegetais que aí habitam e pela presença da ribeira. Podemos encontrar neste parque uma enorme área de relvado que desempenha uma função de sequestro de CO2 atmosférico, através do seu sistema radicular, fixando-o no solo como carbono orgânico, esta capacidade é inerente à natureza da própria relva. Por tudo isto esta área contribui positivamente para a melhoria do ambiente climático da cidade.
Bem-estar
O parque verde da cidade potencia o ambiente social, à escala familiar, institucional e territorial.
Este espaço promove e contribui para a melhoria da saúde e o bem-estar dos seus utilizadores. Nele podemos encontrar infraestruturas que podem ser usadas por todas as faixas etárias, incluindo a população com mobilidade reduzida, promovendo atividades como passeio, caminhada ou simples conversa, contribuindo para uma melhor qualidade de vida, ao mesmo tempo que promove uma vida ativa e saudável. Enquadrado numa paisagem de montanha da cidade se observa a serra que se mostra imponente e delicia a visão, num ambiente tranquilo, distante de ruídos e perturbações associadas à vida da cidade