-
Início
-
Viver
-
Cultura e Património
-
Museus
- Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo
Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo

Quem foi Martim Gonçalves de Macedo? O que fez ele? Porque se fala nele? Porque tem ele um museu que lhe é dedicado?
Define-o o historiador Carlos Mendes, Presidente da Associação Terras Quentes, como aquele que “foi o homem certo, no lugar certo, no momento certo”.
Martim Gonçalves de Macedo herói na Batalha de Aljubarrota, que pôs fim à crise de sucessão no trono Português e afastou a ambição Castelhana entre 1383 e 1385. A ele se deve a vida do Mestre de Avis. Foi o Nobre Macedense que desferiu golpe fatal no Castelhano que se preparava para fazer o mesmo ao futuro D. João I, quando este perde a sua arma de ataque.
Este Museu, inédito no país quer por algumas das peças que apresenta, realismo das representações, como pelo extraordinário carácter didático que apresenta, celebra a Nacionalidade Portuguesa e homenageia o feito heroico de Martim Gonçalves de Macedo na Batalha de Aljubarrota, a 14 de agosto de 1385, que viria a afirmar Portugal como um Estado independente e soberano.
O Museu Municipal Martim Gonçalves de Macedo resulta da colaboração e trabalho da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros e Associação Terras Quentes.
De terça a sexta:
10:00h - 12:30h | 13:30h - 18:00h
Sábados, domingo e feriados:
10:00h - 16:00h
Encerra à segunda, 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro