Orçamento Participativo Edição 2023 | Publicitação dos Resultados

O Orçamento Participativo é um instrumento da democracia participativa que se carateriza por ser universal e direto, permitindo aos cidadãos participar na discussão das políticas públicas locais, através de uma plataforma eletrónica.
Este processo foi integralmente realizado no site da autarquia, tendo-se iniciado no mês de fevereiro.Foram apresentadas cinco propostas. Da análise feita apenas uma preenchia os requisitos previamente definidos, tendo esta sido sujeita a votação, tal como o regulamento obrigava.
A proposta que vai ter concretização no próximo ano consiste na construção de um parque radical para desportos radicais, nomeadamente skate, BMX, patins. O valor disponibilizado para esta iniciativa são 50.000€.
Paulo Rogão, vereador com o pelouro das Finanças e do Património, disse “que se tratou da 1.ª edição promovida pela câmara municipal. Este tipo de iniciativas fazem com que os cidadãos se envolvam nas decisões municipais.” Acrescentou que “na verdade não tivemos muita participação, quer ao nível da formulação de propostas, quer ao nível da votação. Convido, por isso, na próxima edição, a realizar no início do próximo ano, que mais munícipes apresentem propostas e participem em todo o processo, pois quanto maior participação houver, mais qualidade da proposta selecionada teremos.” Terminou dizendo que o local escolhido para a construção deste parque radical, ao invés do apresentado na proposta, vai ser no parque urbano.”