- Início
- Informar
- Comunicação
- Medidas COVID-19
- Comunicado do Município de Macedo de Cavaleiros e da Associação Industrial e Comercial de Macedo de Cavaleiros
Comunicado do Município de Macedo de Cavaleiros e da Associação Industrial e Comercial de Macedo de Cavaleiros
O Município de Macedo de Cavaleiros e a Associação Industrial e Comercial de Macedo de Cavaleiros (ACIMC) vêm, em conjunto, divulgar junto dos empresários, comerciantes e lojistas do concelho, um conjunto de medidas extraordinárias e de carácter urgente de resposta à situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID 19. Estas medidas decorrem do Conselho de Ministros do dia 12 de março e visam evitar situações de potencial contágio e salvaguardar a saúde e segurança da comunidade.
Assim, devem ser adotadas de imediato as seguintes medidas:
- Redução da lotação máxima dos bares, restaurantes e similares em 1/3 (um terço);
- Limitação da frequência nos supermercados, centros comerciais, ginásios e serviços de atendimento ao público de modo a assegurar o distanciamento social;
- Encerramento de discotecas e similares.
Estas medidas são acompanhadas de compensações sociais e financeiras anunciadas pelo governo para reduzir os impactos negativos das mesmas, que devem consultar junto da plataforma da Segurança Social.
Adicionalmente, o Município e a ACIMC recomendam a todos os empresários, comerciantes e lojistas que:
- Façam agendamentos dos atendimentos, consultas ou serviços para dessa forma evitarem o ajuntamento de pessoas, sempre que possível.
- Procurem reforçar a higienização dos espaços, efetuando a limpeza e desinfeção de maçanetas das portas, balcões, carrinhos de compras e outras superfícies que estão mais expostas ao contacto com os clientes, com maior frequência.
- Zelem para que, nos estabelecimentos, os clientes mantenham o distanciamento social pois é uma medida de proteção, quer para eles próprios quer para os proprietários e funcionários dos estabelecimentos.
Vamos continuar a estar atentos a esta problemática e trabalhar com as entidades competentes de forma a tomar e ajustar as medidas que se considerarem mais convenientes na proteção de toda a população, sempre que necessário.
Agradece-se a compreensão e a máxima colaboração de toda a comunidade.