- Início
- Comunicação
- Medidas COVID-19
- COVID-19 | Comunicado da CIM Terras de Trás-os-Montes
COVID-19 | Comunicado da CIM Terras de Trás-os-Montes
Tendo em consideração a dinâmica da evolução epidemiológica do CORONAVÍRUS COVID-19, no território nacional e das medidas decretadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em comunicado de 08.03.2020 e, pese embora, até à presente data, não existirem casos confirmados nos concelhos da CIM-TTM, os nove Municípios que a integram decidiram, em reunião do Conselho Intermunicipal de hoje, implementar um conjunto de medidas preventivas, com a preocupação de garantir a maior segurança possível da nossa população, por tempo indeterminado, a saber:
- Cancelar a realização de Feiras (semanais, quinzenais, mensais e temáticas);
- Cancelar as atividades em todos os equipamentos culturais, incluindo as projeções cinematográficas, e outras que sejam organizadas e promovidas pelo Município ou em parceria;
- Suspender a utilização das piscinas municipais e dos restantes equipamentos desportivos municipais, estando apenas autorizados os treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados. Nos treinos e nas competições não está autorizada a assistência de público;
- Os Serviços Municipais, embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, devendo-se privilegiar o contacto telefónico ou e-mail.
Recomenda-se às Freguesias e Uniões de Freguesias dos concelhos e movimento associativo, em geral, que evitem a organização de eventos ou iniciativas que envolvam ajuntamento de pessoas.
O conjunto destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem e em função das orientações emanadas pela DGS.
Neste momento sensível, de preocupação nacional, apela-se, a todos os cidadãos, que adotem um comportamento sereno e responsável, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos.
Reforça-se o caráter proativo das medidas adotadas que, embora conscientes da criação de constrangimentos na vida da nossa comunidade, agradecemos a colaboração e compreensão de todos.
Bragança, 10 de março de 2020