Educação | Programa de Educação Estética e Artística








Decorreu ontem, no Centro Cultural, a Ação de Formação de Curta Duração, no âmbito do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA) da Direção-Geral da Educação. A formação foi direcionada aos docentes do Pré-Escolar e do 1.° e 2.° Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros.
Durante as três horas de partilha de conhecimento e expressão artística, foi explorado o "Projeta-me — Caixa de Imagens do Mundo" como recurso educativo. A par com aquilo que são os objetivos do PEEA, a formação deu a conhecer várias atividades que permitem aos docentes ajudar a estimular a curiosidade e criatividade nas nossas crianças. Para tal, bastou objetos numa caixa e um retroprojetor com folhas acetato. A partir daqui, os docentes ocuparam o lugar de alunos e "brincaram" com luz e sombras, transparências e jogos de cor, materiais naturais e movimento.
O Programa de Educação Estética e Artística tem vindo a explorar todas as potencialidades da Educação Artística na infância, realçando a importância da mesma para o enriquecimento da expressão e comunicação das crianças e alunos.
Maria Inês Falcão, professora e embaixadora local do PEEA pela DGE, terminou a manhã com um sentimento de missão cumprida. "A formação decorreu num espírito colaborativo, com muita interação com os formandos", afirma, revelando o desejo de que "os docentes apliquem estas metodologias interativas em contexto de sala de aula".