Municipalização das águas

26 Fevereiro 2018

Comunicado da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros

Municipalização das Águas

O Município de Macedo de Cavaleiros, enquanto utilizador do sistema multimunicipal de distribuição de água e saneamento do Norte de Portugal, compra a água à empresa Águas do Norte, S.A.
Por sua vez, a Câmara Municipal é a responsável pela distribuição de água pela população das localidades que constituem o concelho de Macedo de Cavaleiros.
Este Executivo deparou-se com a seguinte situação:
- A existência de localidades, fornecidas pelo sistema multimunicipal acima referido, cujo recebimento da água pertence à Câmara Municipal, no entanto, o recebimento é feito pelas respetivas Juntas de Freguesia.
Esta política, para além de não ser justa, perante as demais freguesias, contribui, também, para o acentuar do desequilíbrio financeiro que este serviço acarreta nas contas da autarquia.
Assim, a Câmara Municipal, com o apoio unânime dos Vereadores do PSD, aprovou a municipalização do abastecimento de água nas seguintes localidades:
-Vale de Prados, freguesia de Vale de Prados;
- Edroso, Espadanedo, Valongo, Bouzende e Murçós, todas da União de Freguesias de Espadanedo, Edroso, Murçós e Soutelo Mourisco.