Passar para o Conteúdo Principal

História

Sabe onde nasceu o herói que salvou a vida do Mestre de Avis na Batalha de Aljubarrota?

Embora o concelho de Macedo de Cavaleiros seja administrativamente recente - criado pela reforma de Mouzinho da Silveira em 1853 - a sua história é muito anterior. Mas já lá vamos. Antes, queremos apenas acrescentar que, Macedo de Cavaleiros só se fez vila em 1863, elevando-se à categoria de cidade no final do séc. XX em 1999. Um erro ortografico, ainda no séc. XIX, deixou cair o nome original de "Macedo dos Cavaleiros".

Além da natural presença Romana, no início da Era, documentos históricos remetem a existência destas terras para altura das Inquirições de D. Afonso III, em 1258. Nozelos, Pinhovelo, Vale de Prados, Chacim e Sesulfe, hoje parte do conceho, foram antes, também elas sede de concelho.

Várias figuras, com origem no território, sobressairam a nível nacional. Destacamos Nuno Martins de Chacim, aio de D. Dinis I, rei conhecido como "o lavrador", e Martim Gonçalves de Macedo, o bravo combatente, que, em 1385, na Batalha de Aljubarrota, evitou a morte do regente ao trono, o futuro D. João I, já derrubado em combate ante o castelhano Sandoval.

A história é muito rica, e o território possui um vasto património histórico, arqueológico e artístico em toda a sua extensão.

A visitar: Museus, Igrejas de Vilarinho de Agrochão, Lamalonga e Podence (Monumentos de Interesse Nacional), de Vinhas, Bornes e outras, Pelourinhos de Chacim, Nozelos, Pinhovelo e Vale de Prados (Monumentos de Interesse Público), aldeias históricas, pontes de Banreses, Cernadela, Paradinha e Vale da Porca, Solares, Santuários, Fontes de Mergulho, Via Romana de Lamalonga.

Partilhar:

ÁREA DE MUNÍCIPE

Aceda à sua Área de Munícipe para ter acesso aos Serviços Online, Gestão de Newsletters entre outras funcionalidades.

CONTACTOS

Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros
Jardim 1º de Maio
5340-218 Macedo de Cavaleiros

Telefone 278 420 420
Fax 278 426 243
E-mail geral@cm-macedodecavaleiros.pt

Linha verde: 800 200 422

  • SGS logotipo
  • Wc3 logotipo
  • compete logotipo
  • QREN logotipo
  • logo eu
  • wiremaze