Concurso “Nome e Logomarca CRO da AMTQT”

21 Setembro 2017
Canil intermunicipal da terra quente 1 736 2500
A Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana tem a decorrer o concurso para batizar e atribuir uma nova imagem ao Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia Intermunicipal da Terra Quente Transmontana (comumente conhecido por Canil Intermunicipal). O concurso decorre até 31 de outubro de 2017 e aceita propostas concorrentes dos munícipes e dos alunos dos ensinos secundário e superior de estabelecimentos de ensino da Terra Quente Transmontana (Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Vila Flor)

Com a aprovação da Lei n.º 27/2016, de 23 de agosto, e a portaria que a regulamenta, Portaria n.º 146/2017, de 26 de abril, os Centros de Recolha Oficial (CRO) veem-se comprometidos com três objetivos que alteram significativamente a sua dinâmica de funcionamento:
i. a obrigatoriedade de esterilização de todos os animais adotáveis (a partir de setembro de 2017);
ii. a realização dos programas CED para os felídeos domésticos (a partir de setembro de 2017);
iii. a proibição do abate (a partir de setembro de 2018).

De forma a antecipar os efeitos das novas obrigações legais, o CRO da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana (AMTQT) tem instituída uma política de abate zero, desde 07 de fevereiro de 2017. Desde então, procurou aumentar o número de adoções como medida de controlo populacional (com sucesso).

Perante a mudança de paradigma de funcionamento do CRO da AMTQT, a necessidade de substituir uma imagem, notoriamente, negativa e conotada ao “Canil Intermunicipal”, e premência numa maior ligação efetiva e afetiva à comunidade, justifica-se o batizar deste Centro de Recolha Oficial e a criação de uma logomarca, de forma a marcar esse ponto de viragem no modus operandi do CRO da AMTQT, envolvendo a comunidade nesse processo.

Um nome e uma logomarca que permitirão combater estereótipos, preconceitos e mitos há muito veiculados e, atualmente, infundados, aproximando a população e o CRO da AMTQT, potenciando adoções e promovendo o atingir dos objetivos do CRO, da AMTQT e dos municípios associados.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida junto da AMTQT, através do contacto telefónico 278201430 ou via e-mail geral.amtqt@amtqt.pt

Estatutos AMTQT

Regulamento CRO