Podence é mais que uma Maravilha

04 Setembro 2017
Podence e  mais que uma maravilha 1 736 2500
Finalista nas 7 Maravilhas Aldeias de Portugal, a escolha maioritária do público Português e emigrado acabou por não recair em Podence. Uma decisão soberana que não apaga, no entanto, todo o encanto e autenticidade desta aldeia, integrante do concelho de Macedo de Cavaleiros que é todo ele um detentor do selo da UNESCO com o Geopark Terras de Cavaleiros.

Depois da eleição da Praia da Ribeira como uma das 7 Maravilhas Praias de Portugal em 2012, a esperança agora recaía em Podence para alcançar mais uma distinção deste género. Uma aldeia carregada de história e tradição, que tem na sua Igreja Matriz, enquanto Imóvel classificado de Interesse Público, nos Caretos de Podence, classificados como Património Cultural Imaterial de Portugal, e nas suas gentes, responsáveis por preservar a riqueza patrimonial da aldeia, porta-estandartes para quem visita a freguesia.

Podence tem ganho uma grande projeção nos últimos anos com os Caretos de Podence e o seu Carnaval, o Entrudo Chocalheiro. Um trabalho conjunto da Associação e Câmara Municipal “que tem ajudado em muito o incremento turístico do território”, define o Presidente Duarte Moreno. Assim, considera o autarca, “seria de muita justiça eleger Podence pela autenticidade da sua tradição e das suas gentes”, no entanto, acrescenta, “a participação neste concurso possibilitou a valorização do nosso património, a promoção do nosso concelho e o aumento do orgulho de todos neste território único e fantástico que é o concelho de Macedo de Cavaleiros. E este orgulho é essencial para continuarmos a crescer no futuro.”

Dando os parabéns a Castelo Rodrigo por sair vencedora na mesma categoria, o autarca agradeceu ainda “a todos os Macedenses e aos emigrantes, assim como a muitos adeptos do Entrudo Chocalheiro que se uniram nesta competição. E além de tudo, esta união, quem quis estar nesta união, ajudou e vai continuar a ajudar a crescer Macedo de Cavaleiros.”