Uma partida de etapa e uma meta volante. Macedo de Cavaleiros nos 90 anos da Volta a Portugal

03 Julho 2017
Volta a portugal 1 736 2500
A 79ª edição da prova foi apresentada com um percurso ligeiramente diferente do anunciado pelo jornal A Bola a 9 de maio e por nós veiculado.
A Volta está de volta a Macedo de Cavaleiros. Quase duas décadas depois de afastado do mapa da prova, a Câmara Municipal recuperou o concelho para a Volta a Portugal há 3 anos. Depois de em 2016 ter sido em Macedo de Cavaleiros que Rui Vinhas chegou à liderança - que conservaria até final -, em 2017 a cidade volta a receber uma meta volante e uma partida de etapa.

“Estamos de novo na prova desportiva de maior impacto mediático em Portugal no verão. É um grande investimento da autarquia, mas que se justifica pela promoção de que o concelho é alvo”, refere o Presidente da Câmara Municipal. Para Duarte Moreno, a aposta na Volta a Portugal representa “uma projeção importante para Macedo de Cavaleiros, que, além da presença nos mais diversos meios de comunicação e do impacto direto na economia com a presença da ‘caravana’ na cidade e no concelho, é conseguida uma publicidade televisiva muito importante para a promoção do território.” Em 2016 o retorno mediático de Macedo de Cavaleiros, resultante da presença nos órgãos de comunicação, foi calculado pela Cision em 7,5 milhões de euros.

A 4ª etapa, a 8 de agosto, terça-feira, prevê-se, vai começar a definir os principais favoritos à vitória final. Com início em Macedo de Cavaleiros, a etapa de 152,7 km – que será a mais curta, mas nem por isso a mais leve - vai levar os ciclistas até à Senhora da Graça em Mondim de Basto, na primeira chegada de 1ª categoria do Prémio da Montanha. Historicamente, os favoritos à vitória na Volta a Portugal só assim são considerados se passarem com distinção no Monte Farinha.

Na etapa anterior, na ligação entre Figueira de Castelo Rodrigo e Bragança, o pelotão terá difícil passagem na Serra de Bornes (2ª categoria PM). Aqui entra no concelho de Macedo de Cavaleiros – com transmissão televisiva em direto dividido entre a RTP3 e RTP1 – tendo na cidade, aos 105,8 km da etapa a penúltima meta volante da tirada.

Em 2017, a Volta a Portugal assinala o seu 90º aniversário. Realizada, pela primeira vez em 1927, a prova teve alguns anos de interregno, chegando este ano à 79ª edição, apresentada na última semana em Lisboa, e que se realizará de 4 a 15 de agosto. Serão 1626,7 km a pedalar entre Lisboa e Viseu, em 10 etapas, ultrapassando 30 prémios de montanha e 27 metas volantes.