Duarte Moreno quer alargamento do regadio à zona nascente do concelho de Macedo de Cavaleiros

20 Maio 2017
Duarte moreno quer alargamento do regadio do azibo a  zona nascente do concelho de macedo de cavaleiros 1 736 2500
Autarca refere que é hora de o Estado central olhar definitivamente para Trás-os-Montes pela sua capacidade produtiva
O Presidente da Câmara Municipal defendeu este sábado o alargamento definitivo do regadio da Albufeira do Azibo. No programa da TSF, Terra-a-Terra, transmitido da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes, que decorre em Macedo de Cavaleiros até domingo, Duarte Moreno considerou essencial o alargamento para a margem esquerda da Albufeira do Azibo, com a construção dos blocos de Castro Roupal/Limãos e Morais/Lagoa (zona nascente).

“O Governo tem agora de deixar de olhar só para o Alentejo, nomeadamente o Alqueva, e centrar atenções em Trás-os-Montes. O regadio do Azibo tem projetados, desde o seu início, aqueles dois blocos para a zona nascente que são determinantes para o futuro da agricultura na nossa região”, defendeu. O autarca acrescentou que “todos os governos têm conhecido esta nossa reivindicação. Desde sempre temos defendido e procurado sensibilizar a tutela para isto e, se alguma vez houve, não há mais razões para excluírem o Aproveitamento Hidroagrícola de Macedo de Cavaleiros dos planos de crescimento da Agricultura no nosso país.”

O regadio de Macedo de Cavaleiros, projetado para beneficiar uma área de cerca de 5.300 ha a partir da Albufeira do Azibo - construção iniciada em 1979 e concluída em 1983 – continua sem ter concluída a sua construção na zona nascente do concelho. São perto de 2.300 ha projetados e não construídos.