Cooperativa “Soutos os Cavaleiros” faz demonstração de combate ao cancro do castanheiro

19 Maio 2017
Cancro do castanheiro 1 736 2500
A transmissão de conhecimentos é uma componente importante do programa da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes. Na manhã desta sexta-feira, e que se repetirá nos restantes 2 dias do certame, a Cooperativa Soutos os Cavaleiros proporciona várias demonstrações da aplicação de um produto biológico que combate o cancro do castanheiro.

Valentim Coelho faz as demonstrações:

“Nós vemos o cancro a surgir mesmo nos castanheiros novos, já enxertados. A enxertia é uma zona de crescimento rápido e por isso têm tendência a criar fendas e é através dessas feridas que o cancro entra.

Na zona infetada aparece uma zona avermelhada com uns pontinhos (picnidios) e à medida que o cancro vai aumentando, a casca tem tendência a fendilhar.

É uma doença para a qual existe uma solução. Depende um pouco dos agricultores e das associações em não deixarem alastrar. Existe este produto biológico, que é o DICTIS, que combate o problema.”