Câmara Municipal trabalha na eficiência da rede de abastecimento de água

22 Março 2017
C mara municipal trabalha na efici ncia da rede de abastecimento de  gua1 1 736 2500
Relatório da Entidade Reguladora da Água e dos Resíduos alerta para a necessidade de otimização das redes de distribuição de água.
Os dados reportados pela ERSAR, referentes ao ano de 2015, carecem de atualidade, e não refletem o trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a realizar no combate ao desperdício de água. Apoiada num sistema de monitorização regular da sua rede, a autarquia nos últimos anos, tem efetuado um intenso esforço de investimento na resolução deste problema. Só para 2017, a Câmara Municipal realizará um investimento superior a 500 mil Euros na otimização da rede de abastecimento de água.

A autarquia implementou um programa de deteção de anomalias nas redes de abastecimento de água em todo o concelho, com um sistema de deteção de fugas não visíveis. Tal orientação tem possibilitado, além de identificar situações de anomalia, proceder à imediata intervenção nas redes, no sentido de colmatar as perdas de água e assegurar os padrões de qualidade ao nível do abastecimento aos munícipes.

Ainda dentro deste Plano Municipal de Otimização da Rede de Abastecimento de Água, a Câmara Municipal lançou recentemente um concurso para a elaboração de todo o cadastro da rede de água e saneamento no concelho, tendo já adquirido um software que possibilitará um controlo muito mais eficaz para a gestão da autarquia, investimento que ultrapassa os 340 Mil Euros. O Plano prevê também o levantamento dos consumos não cobrados nos equipamentos municipais, nomeadamente os desportivos como o Pavilhão, Estádio ou as Piscinas Municipais, cujos consumos representam 5 a 10% do volume total do Município, o que corresponderá a uma verba entre os 70 e 80 Mil Euros anuais.

Carlos Barroso, Vice-Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, admite que, de facto, “em 2015, o valor era alarmante mas o programa de combate às fugas e perdas de água entretanto implementado já permitiu, de acordo com dados de fevereiro, uma redução das perdas na ordem dos 40%. Todo este este esforço com certeza que permitirá uma melhoria dos padrões de serviço a prestar aos Macedenses.”