Macedo de Cavaleiros com Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado

17 Março 2017
Macedo de cavaleiros com gabinete de defesa do consumidor e sobreendividado 1 736 2500
Câmara Municipal e DECO estabelecem protocolo para auxiliar o consumidor e assegurar aconselhamento gratuito.
O protocolo para a constituição do Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado foi constituído esta quinta-feira em Macedo de Cavaleiros. Prevê o atendimento diário por técnicos da Câmara Municipal e a presença de técnicos da DECO de 2 em 2 meses. É mais uma medida de apoio da autarquia focada nos mais desprotegidos.

“O foco na qualidade de vida da população é a nossa tónica de atuação. Esta medida junta-se a muitas outras que têm sempre o objetivo apoiar os mais desprotegidos e os mais necessitados e construirmos uma sociedade mais equilibrada socialmente”, esclareceu o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Carlos Barroso. A formalização do protocolo e o reforço da presença da DECO é defendida pelo autarca com “a necessidade de protegermos, principalmente, a população mais idosa, que estão exposta e vulnerável a técnicas agressivas de venda, acabando muitas das vezes por subscrever serviços de que não necessita ou a duplicá-los e que passam a dispor de uma ajuda gratuita da DECO e da Câmara Municipal”.

O Coordenador Regional do Norte da DECO, André Ribeiro, referiu que a constituição deste gabinete “faz parte da política de proximidade ao consumidor que já vínhamos tendo em Macedo, e que numa partilha de vontades entre a Câmara e a DECO decidimos reforçar e promover uma presença mais assídua”. A intervenção da Associação de Defesa do Consumidor vai exercer nas áreas: “Formação dos técnicos da Câmara no atendimento; Presença programada dos nossos técnicos seja para a defesa do consumidor, seja para a defesa do consumidor sobreendividado, não só em informação como mediação; formação e informação com os diferentes agentes para em conjunto ajudarmos a construir consumidores informados”, explicou André Ribeiro.

O Gabinete de Defesa do Consumidor e Sobreendividado está disponível nos serviços de Ação Social da Câmara Municipal, nas Piscinas Municipais, diariamente, entre as 09:00H e as 16:00H.