Caretos de Podence com moeda comemorativa apresentada em Lisboa

20 Fevereiro 2017
Caretos de podence com moeda comemorativa apresentada em lisboa 1 736 2500
A Imprensa Nacional da Casa da Moeda apresentou a moeda de coleção dedicada aos Caretos de Trás-os-Montes. Figuras principais das festividades de inverno, os Caretos de Podence foram a simbologia escolhida para integrar a moeda que terá um valor comercial de 2,5€. As moedas comemorativas de 2017 foram apresentadas na área fabril da Casa da Moeda. A emissão física das mesmas ocorrerá na Primavera.

São duas moedas correntes, de 2€, que entrarão em circulação, dedicadas aos 150 anos da Segurança Pública e do Nascimento de Raúl Brandão. As moedas de coleção são dedicadas a Álvaro Siza Vieira (série Arquitetura Portuguesa), ao campeão olímpico Carlos Lopes (série Ídolos do Desporto), à rainha D. Maria Bárbara de Bragança (série Rainhas da Europa), ao Centenário das Aparições de Fátima, às maravilhas naturais da ilha da Madeira (série Ibero-Americana), à Idade do Ferro e do Vidro (série Europa – Idades da Europa), ao tema O Futuro (série Desenhar a Moeda) e aos Caretos de Trás-os-Montes (série Etnografia Portuguesa).

A presença dos Caretos de Podence na cerimónia “foi a cereja no topo do bolo. As pessoas ficaram espantadas e maravilhadas”, assim considerou o Presidente do Conselho de Administração da Casa da Moeda, Rui Carp. O responsável justifica a escolha pela tradição ancestral do carnaval de Podence com a necessidade de “fazer com que toda a população, não só colecionadores, possam ter à disposição uma recordação e uma memória de um património cultural, que neste caso são os Caretos de Podence”. Rui Carp garantiu que a moeda será lançada posteriormente em Podence.

Esta apresentação, que decorreu no dia seguinte à elevação do Entrudo Chocalheiro a Património Imaterial de Portugal, cimentou o que Duarte Moreno, Presidente da Câmara Municipal, evidencia como “as figura maior das festas de inverno em Trás-os-Montes. É o que a classificação nos quer dizer e o destaque com que surgem num momento de relevo como é este da Casa da Moeda, confirmam isso mesmo.” Para o Presidente da Associação dos Caretos de Podence, António Carneiro, “o lançamento da moeda é mais um reconhecimento para uma tradição que está mais viva, que é uma património agora classificado e que cada vez mais atrai pessoas a Terras de Cavaleiros.”

A moeda foi desenhada pela artista Baiba Sime, uma Letã residente em Portugal há 7 anos, que se confessou maravilhada com a tradição dos Caretos. Depois de em 2016 ter desenhado a moeda da mesma categoria “a Casa da Moeda voltou a propor o desafio para a etnografia”. A artista descreve assim a moeda: “Na face principal temos os caretos estáticos, procurando evidenciar mais as máscaras que utilizam. No verso optei por juntar vários, pois eles juntam-se para irem para a festa.”

Na cerimónia de apresentação das moedas comemorativas estiveram também presentes os deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Bragança, Adão Silva, José Silvano e Júlia Rodrigues.