Temos para si o Carnaval Mais Genuíno de Portugal

08 Fevereiro 2017
Temos para si o carnaval mais genu no de portugal 1 736 2500
A proposta é muito simples e fácil de transmitir. Se gosta de viver o espírito do carnaval, porque não sentir o mais genuíno de todos os carnavais, onde a tradição dos Caretos de Podence são a atração principal. É o Entrudo Chocalheiro, de 25 a 28 de fevereiro, em Podence e Macedo de Cavaleiros.

São 4 dias, sim, aqui o Carnaval é de 4 dias, de animação à volta dos Caretos de Podence. O som dos chocalhos é o mais ouvido, a correia e o colorido dos fatos é o mais visto. A festa de Carnaval dos Caretos de Podence está em processo de inscrição no Inventário Cultural Nacional, facto que comprova a genuinidade desta tradição.

Macedo de Cavaleiros recebe o primeiro desfile do Carnaval. Na noite de sábado, dia 25, a cidade recebe os foliões das associações e instituições do concelho, no desfile noturno, onde não faltarão os Caretos de Podence e a queima do Entrudo no Jardim 1º de Maio para “abrir o apetite” para os dias restantes em Podence. Depois, nesta freguesia, domingo, segunda e terça de Carnaval a animação vai além dos Caretos, com várias propostas para os seus dias: passeios pedestres, raids fotográficos, pregões casamenteiros, concertos tradicionais, queimada, apresentações de livros, exposições…

Entrudo Chocalheiro é também um desafio aos paladares, dado que nestes dias decorre o Festival Gastronómico do Grelo. São 23 restaurantes aderentes em todo o concelho.